GRUPO B

CLASSIFICADOS: 
1º ARGENTINA (9 pts) e 2º COREIA DO SUL (4 pts)

1ª rodada:
12/06 | 11h | ARGENTINA 1x0 NIGÉRIA
12/06 | 8h30 | CORÉIA DO SUL 2x0 GRÉCIA
2ª rodada:
17/06 | 11h | GRÉCIA 2x1 NIGÉRIA
17/06 | 8h30 | ARGENTINA 4x1 CORÉIA DO SUL
3ª rodada:
22/06 | 15h30 | NIGÉRIA 2x2 CORÉIA DO SUL
22/06 | 15h30 | GRÉCIA 0x2 ARGENTINA 

TERCEIRA RODADA
GRE 0X2 ARG
NIG 2X2 COR
Por Gabriel Nascimento


Depois dos dois primeiros jogos da última rodada, entravam em campo, Argentina e Grécia em uma das partidas e Nigéria e Coréia do Sul na outra. Todos poderiam se classificar e, por isso, foram jogos abertos. O duelo entre argentinos e gregos foi um pouco morno, já que o empate garantia a primeira posição para os hermanos e a Grécia, definitivamente, não jogou ofensivamente, como deveria ter jogado. Já o outro jogo foi aberto o suficiente para Uche abrir o placar para os nigerianos logo aos 12 do primeiro tempo. O placar classificava gregos e argentinos.
 Nigerianos e coreanos fizeram um grande jogo que terminou com a classificação asiática. Foto: Getty Images (via Fifa.com)
Os nigerianos torciam por uma vitória do time de Maradona para poderem passar de fase, mas acabaram levando o gol de empate ainda no primeiro tempo, de Lee Jung Soo. Nesse momento, a Grécia ainda se mantinha na segunda colocação, já que, conseguiu um 0 a 0 no primeiro tempo com a Argentina, que não fez muita força. Logo no comecinho do segundo tempo, os sul-coreanos viraram o jogo depois de uma falha da defesa da Nigéria e garantia, com a combinação de resultados, a classificação. O gol foi de Park Chu Young. A Grécia, nesse momento, passou a incomodar mais os argentinos e foram em busca de pelo menos um gol. Mas foram sem sucesso.

Os gregos voltaram a respirar quando a Nigéria empatou o jogo, depois de um pênalti batido por Yakubu. A partir daí, o confronto entre nigerianos e coreanos se transformou numa batalha ataque contra defesa, haja vista que uma vitória africana nesse jogo, classificava a Nigéria. Pouco antes do empate, mais uma vez, a incompetência na finalização penalizou uma seleção africana. O mesmo Yakubu perdeu um gol inacreditável (desses que a mãe do Tadeu Schmidt faria). O site da FIFA comentou que foi o gol perdido mais incrível desse Mundial. Ele recebeu dentro da pequena área, de frente para a rede, sem goleiro e sem zagueiro, mas chutou rente à trave. Incrível! E logo depois, em uma falha bisonha da defesa coreana, quase resultou no gol da virada nigeriana, mas a finalização deixou, mais uma vez, a desejar. A pressão continuou, e principalmente, depois que a Argentina abriu o placar contra a Grécia, num gol de Demichelis. Nesse momento, a Coréia precisava manter o empate a todo custo e conseguiu. Garantiu a classificação, no sufoco.

 O zagueiro Demichelis fez o primeiro gol argentino. Os hermanos jogaram com vários reservas. Foto: Getty Images (via Fifa.com)
E mais uma seleção africana foi eliminada, dessa vez, com muito sofrimento para quem assistia. A Argentina, atacando e fazendo força quando quis, ainda chegou ao segundo gol, com Palermo (aquele mesmo, que perdeu três pênaltis em uma mesma partida). Final de tudo: Argentina em primeiro, sobrando com três vitórias nos três jogos, e a Coréia do Sul, em segundo, com quatro pontos.


SEGUNDA RODADA
ARG 4X1 COR
Por Gabriel Nascimento

Higuaín comemora mais um dos gols dele no jogo. Foto: Getty Images (Via Fifa.com)


O primeiro jogo do dia valeria a pena ver por ser a Argentina a entrar em campo. Muita expectativa pela ofensividade característica dos hermanos contra a Coréia do Sul. E realmente (e mais uma vez) o time de Maradona partiu para cima desde o início. Com 27 minutos de jogo já ganhava por 2 a 0. Muitos (inclusive eu) imaginavam que seria baile, chocolate, goleada... Mas não foi! No finzinho do primeiro tempo, os sul-coreanos diminuíram o placar. Foi o que o jogo precisava para ganhar em emoção no segundo tempo. Quem vê o placar final de 4x1 pode achar que foi fácil, mas não necessariamente. Na segunda etapa, os coreanos tiveram boas chances de gol, mas não souberam aproveitar. E como a Argentina é “aquele time ofensivo” teve as chances e não desperdiçou. O destaque foi Higuaín. O atacante fez três e, além de se tornar o artilheiro da Copa, pelo menos até sexta, praticamente classificou a Argentina para as oitavas de final. Na última rodada pegam a Grécia e podem até perder, desde que a Coréia não vença a Nigéria. O empate garante a primeira colocação. Mas nossos hermanos ainda podem ficar fora. Uma tragédia teria que acontecer, mas a possibilidade existe. Os argentinos precisam perder para os gregos e os coreanos ganharem da Nigéria. Dessa forma, os três ficariam com seis pontos e as vagas seriam decididas pelo saldo de gols. Não acho que isso vá acontecer, mas já pensou?


GRE 2X1 NIG
Por Gabriel Nascimento (com informações do Fifa.com)



Ninguém acreditaria que esse seria um dos melhores jogos da Copa, até então. Quem perdesse poderia dar adeus à Copa. Por isso Nigéria e Grécia partiram para o ataque e logo os nigerianos abriram o placar aos 16 de jogo, com Uche. Tudo ia na normalidade até os 33 minutos, quando Kaita tentou dar um chute no grego Torosidis e foi expulso. A partir dali, a Grécia foi dominando o jogo e conseguiu o empate – e primeiro gol em Copas do Mundo – com Salpingidis no finzinho do primeiro tempo. A segunda etapa começou com a Nigéria mostrando que, mesmo com um jogador a menos, não desistiria fácil. E a partida que ninguém dava muita coisa se transformou em um jogão. 

 Gregos fizeram valer a superioridade númerica em campo e saíram com a vitória. Foto: Getty Images (via Fifa.com)


O lance que ilustra perfeitamente esse cenário veio aos 14 minutos: o zagueiro Joseph Yobo cortou mal um cruzamento e cabeceou a bola nos pés de Georgios Karagounis. Sozinho na frente da pequena área, o veterano meia grego bateu forte, mas o goleiro Victor Enyeama fez uma grande defesa à queima-roupa. A bola, então, sobrou justa para um contra-ataque avassalador das “Superáguias”: Chinedu Ogbuke Obasi recebeu pela direita e deixou Yakubu Ayegbeni livre na cara do gol. O toque no canto foi parado por uma defesaça de Tzorvas. O rebote ficou novamente para Obasi, que, sozinho, na corrida, tocou para fora.
E quem começou a aparecer foi o goleiro nigeriano Enyeama, responsável por grandes defesas. Mas como goleiro não pode receber elogios antes do apito final... foi de uma falha dele que a Grécia conseguiu a virada, com Torosidis (o mesmo que quase foi agredido no primeiro tempo).
No fim, uma vitória guerreira dos gregos. A vaga para a segunda fase ainda é sonho. Precisam vencer a Argentina e torcer contra a Coréia do Sul. O ponto favorável é a defesa argentina, que não deixa ninguém seguro. Vamos ver na última rodada. Certamente, emoção não faltará!

PRIMEIRA RODADA
CSU 2x0 GRE (por Gabriel Nascimento)

Confesso que acordar cedo, no sábado, para assistir Coreia do Sul e Grécia foi uma tarefa árdua, mas como é Copa do Mundo... O que valeu mesmo foi o segundo tempo. Mesmo o primeiro gol do jogo ter sido feito no primeiro tempo, logo no comecinho da partida, a segunda metade foi mais interessante. A Coréia ainda fez o segundo gol e mostrou que pode incomodar no grupo e lutar pela segunda vaga da chave. 

 ARG 1X0 NIG (por Gabriel Nascimento)

O jogo mais esperado do sábado. Argentina e Nigéria. Os “hermanos” começaram com tudo e logo fizeram um gol, irregular, mas validado pelo juiz. Confesso, mais uma vez, que me surpreendi com o volume de jogo apresentado pela Argentina. Nas eliminatórias não tinha notado isso ainda. Os “dez mil atacantes” de Maradona criaram inúmeras chances de gol, mas não conseguiram ampliar o placar. No segundo tempo, também não souberam aproveitar as oportunidades, graças também ao goleiro nigeriano, mas bem que poderiam ter feito mais, quem sabe até goleado. Como diz aquele ditado do futebol que “quem não faz leva”, quase nossos “hermanos” saem de campo com um resultado amargo. Mas é bom tomar cuidado com a Argentina, muito cuidado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário