A segunda rodada da primeira fase da Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010 não vem sendo muito generosa para as potências europeias. Nesta sexta-feira, depois de França e Alemanha se complicarem em suas chaves, foi a vez de a Inglaterra entrar em uma situação de risco, com a vaga para as oitavas de final ameaçada.
O English Team não saiu de um 0 a 0 com a Argélia no Green Point Stadium, na Cidade do Cabo, e agora ocupa apenas a terceira colocação do Grupo C, com dois pontos somados, atrás da Eslovênia, que tem quatro, e dos Estados Unidos, que os superam no número de gols marcados.
A seleção chegou ao sul do continente africano cheia de confiança por uma bela campanha nas eliminatórias com uma geração prolífica de talentos sob o comando de um técnico vencedor como o italiano Fabio Capello. Mas, em dois jogos, esses fatores ainda não se impuseram em campo.
Contra os argelinos, que possuem um time muito forte fisicamente, foram poucos os lances em que o futebol dinâmico de Frank Lampard ou Steven Gerrard conseguiu um bom acerto. Por boa parte do jogo, o time africano teve mais posse de bola do que o oponente, em um confronto equilibrado.
A Inglaterra teve, desta forma, poucas tabelas ou triangulações velozes tramadas por seus melhores jogadores, criando poucas chances claras de gol no tipo de lance que vem predominando na Premier League nos últimos anos e que acabou traduzido para sua seleção nacional.
No segundo tempo, Gerrard e Lampard chegaram a esboçar essas jogadas frontais rumo à área, mas acabaram pecando na hora de efetuar o último passe para os arremates de Wayne Rooney, Jermaine Defoe e, nos últimos dez minutos, do grandalhão Peter Crouch.
Além disso, do seu lado, o atacante Wayne Rooney esteve abaixo das atuações que viveu pelo Manchester United no decorrer de uma temporada na qual ele claramente levou seu jogo a um outro patamar, ao ponto de poder decidir partidas por sua conta. Mas ele chegou ao seu sétimo compromisso com a seleção sem marcar, a maior sequência de sua carreira.
Nem mesmo a velha arma do país, o jogo aéreo, teve sucesso, com dez escanteios a seu favor, e a Inglaterra conheceu seu décimo empate sem gols na história da Copa do Mundo da FIFA (sendo o primeiro, a título de curiosidade um 0 a 0 com o Brasil na Suécia 1958).
Ao menos o setor defensivo inglês, avariado pelos desfalques de Rio Ferdinand e Ledley King, e o goleiro David James, que entro no lugar de seu xará David Green, não foram tão exigidos. Embora os argelinos tenham realizado 11 finalizações, apenas uma foi ao gol.  
Agora a equipe de Capello joga para matar ou morrer na terceira rodada do grupo, contra os eslovenos, no dia 23, em Nelson Mandela Bay/Port Elizabeth. Uma vitória dá a vaga nas oitavas, independentemente do resultado de Estados Unidos x Argélia. Caso o time empate, porém, terá de torcer por um empate no outro duelo e, ainda assim, lutaria pela vaga apenas no total de gols marcados.