GRUPO E

CLASSIFICADOS:
1º HOLANDA (9 pts), 2º JAPÃO (6 pts)

1ª rodada:
14/06 | 8h30 | HOLANDA 2x0 DINAMARCA
14/06 | 11h | JAPÃO 1x0 CAMARÕES
2ª rodada:
19/06 | 8h30 | HOLANDA 1x0 JAPÃO
19/06 | 15h30 | CAMARÕES 1x2 DINAMARCA
3ª rodada:
24/06 | 15h30 | DINAMARCA 1x3 JAPÃO
24/06 | 15h30 | CAMARÕES 0x2 HOLANDA

TERCEIRA RODADA
 DIN 1X3 JAP
Por Joubertt Telles

Japoneses saíram de campo com a vitória histórica e a classificação. Foto: Getty Images (via Fifa.com)

Com uma atuação disciplinada, o Japão derrotou a Dinamarca, hoje, em Rustemburgo. Assim, os samurais carimbaram a classificação para a segunda fase do torneio, e vão pegar a seleção Paraguaia. Já os escandinavos fizeram o check out no hotel e, estão voltando para casa. Mais uma baixa do velho continente.
Os japoneses fizeram pressão até que, aos 17 do primeiro tempo, Honda bateu uma falta pela direita, botou “aquele” efeito na Jabulani, e ela acabou morrendo no fundo da rede de Sorensen; 1x0. Depois do gol, a seleção asiática começou a jogar no contra-ataque, mas, mesmo assim, teve algumas oportunidades. A Dinamarca sentiu a pressão do gol, entretanto, com o passar do tempo, foi criando poucas chances.
O Japão estava apresentando uma ótima disciplina tática, conseguindo neutralizar várias jogadas dinamarquesas. Por isso que a “Dinamáquina” teve poucas oportunidades de gols. Quem aproveitou a chance foram os samurais, novamente com outro lance de bola parada. Aos 29, Endo bateu uma falta (a lá Zico) frontal a meta adversária, não dando oportunidade a defesa do arqueiro; 2x0.
No segundo tempo ficou naquele chove e não molha. Um tenta ali, o outro lá, e o tempo correndo. Os Vikings foram tentando e acabaram sendo recompensados pelo pênalti sofrido. Aos 35 da etapa final, o veterano Tomasson bateu, Kawashima espalmou para frente, com isso o artilheiro não perdoou; 2x1. Vale lembrar que, com esse gol, o camisa 9 tornou-se o maior artilheiro da história de seu país, tendo anotado 52 gols.  
O jogo ganhou emoções no momento final, mas eis que os japoneses decretaram a vitória. Aos 42, Honda fez a festa na defesa vinking e tocou para Okazaki, com o gol livre, escorar a jabulani para dentro; 3x1.    
Outro fato histórico aconteceu no jogo. O Japão nunca havia feito três gols em uma partida válida pela Copa do Mundo. Esses caras vão tirar onda quando chegarem em casa!!!


CMR 0X2 HOL
Por Joubertt Telles


Em um amistoso de luxo, a Holanda bateu os Camarões sem fazer muita força, na Cidade do Cabo. Com um futebol objetivo, os holandeses conseguirão uma proeza que nem Cruyff conseguiu: 100% na primeira fase.
 Time holandês comemora segundo gol. Foto: Getty Images (via Fifa.com)
Com um primeiro tempo morno, nada de espetáculo, deu para dormir um pouco. Mas teve uma emoçãozinha na primeira etapa. Aos 35, Van Persie recebeu na área e chutou forte para o fundo do gol camaronês. Esse foi o primeiro do gol e, do atacante no mundial.
Os “Leões (In)domáveis” empataram o jogo aos 18 do segundo tempo. Eto’o converteu o pênalti sem chances para o goleiro adversário. O mais esperado estava por vir: Robben entrara na partida. O canhotinho deu o ar da graça e encantou os torcedores presentes no Green Point. Fez algumas jogadas para alegrar a galera e, aos 38, participou do segundo gol holandês. Ele passou do zagueiro indo em direção a meia-lua e chutou com efeito; a bola bateu na trave e sobrou para  Huntelaar completar para o gol. Assim, a Holanda sacramenta a pífia participação dos Camarões e, sua ótima participação na primeira fase.
A laranja mecânica tem pela frente a Eslováquia, pela segunda fase do torneio. Não será um jogo fácil, e sim, de paciência.

SEGUNDA RODADA
HOL 1X0 JAP
Por Joubertt Telles


Como havia dito anteriormente, a Holanda – com sobras – é a primeira seleção classificada matematicamente para a segunda fase do torneio. Tendo a campanha de dois jogos e duas vitórias, somando seis pontos, ela garantiu o acesso.
Mas, a laranja mecânica está devendo ainda neste mundial. Como virou rotina na competição, a partida entre Holanda e Japão foi muito aquém do esperado. Jogo morno para frio, sem nenhuma emoção, a não ser o gol de Sneijder (esse lance merece um parágrafo a parte). A seleção dos samurais não levou nenhum perigo ao gol adversário, para mim, isto se deve ao atual momento de seu craque, Nakamura, que não vem apresentando um bom futebol, com isso vem esquentando o banco. O esforçado atacante Honda até que tentou, mas não conseguiu dar alegria à torcida nipônica.
Sneijder (10) comemora o fol que deu a vitória e a vaga antecipada da Holanda. Foto: Getty Images (Via Fifa.com)

Com o futebol ofensivo, que virou sua marca registrada, a Holanda ainda não conseguiu dar o show de bola que ela apresentava antes da copa. Creio que seja a falta do habilidoso Robben. Voltando ao jogo, uma das poucas chances que o time teve, converteu-se em gol. No início do segundo tempo, com o bate e rebate na área dos consumidores de sushi, a destemida jabulani acabou sobrando para Sneijder fora da área. Ele pegou de prima, a bola atingiu a velocidade de 115Km/h, com isso o goleiro Kawashima não conseguiu defender, e acabou concretizando o gol, 1x0 para a seleção européia. Vale lembrar que o meia holandês tem um dos chutes mais fortes do mundo!
A terceira e última rodada do grupo vai decidir quem será a próxima seleção classificada. Japão e Dinamarca vão decidir quem fica com a vaga.



CMR 1X2 DIN
Por Joubertt Telles


Ainda bem que fui agraciado com uma bela partida na Copa. Dinamarca e Camarões protagonizaram um excelente jogo, neste sábado (19/06) em Pretória. As seleções estavam buscando o resultado positivo desde o início, com isso o confronto foi aberto e com várias oportunidades. Mas, quem saiu melhor foi o time escandinavo que, de virada, conseguiu ganhar a partida e ter chances de classificação. Os Camarões, infelizmente, estão eliminados da Copa.
 Dinamarca vence e Camarões é a primeira seleção africana eliminada da Copa. Foto: Getty Images (Via Fifa.com)

Como o jogo estava movimentado, o placar não demorou a abrir. Aos dez do primeiro tempo, o volante dinamarquês, Christian Poulsen, saiu jogando errado e rolou a bola para o atacante camaronês, Webo. O camisa 15 tocou para Eto’o na área, o centroavante chutou sem chances para o Sorensen, 1x0 Camarões.
No decorrer da partida e queimando minha língua (comentado no post anterior), o grandalhão Bendtner empatou. Partida franca e aberta, chances para os dois lados, mas quem aproveitou foi, novamente, os europeus. Aos 15 do segundo tempo, Rommedahl recebeu a bola recebeu a bola na linha de fundo, como naum tinha com quem articular a jogada, driblou o adversário e bateu no canto direito de Souleymanou, concretizando mais um gol para os dinamarqueses. Com o sentimento de eliminação transbordando, os camaroneses foram para cima, mas com desespero a pontaria fica desajustada, com isso não conseguiram empatar.
Final do jogo, 2x1 para a Dinamarca. Os leões estão eliminados da competição que, por sinal, é uma tristeza. Até 2014, Camarões. Não desanimem e, também, não fiquem dependendo somente de um jogador, futebol é coletivo... Quero ver a força dos leões indomáveis novamente!!!


PRIMEIRA RODADA
HOL 2X0 DIN 
por Joubertt Telles


Nesse grupo só dá para ter uma certeza: a Holanda vai passar de fase. As outras três seleções restantes (Dinamarca, Japão e Camarões) vão brigar pela segunda vaga. A primeira partida do grupo, entre Holanda e Dinamarca, não chegou a ser digna de Copa do Mundo (na verdade, só a Alemanha mostrou quem veio para o mundial), mas teve suas emoções.
Contando com a sorte a Holanda abriu o placar – melhor dizendo a Dinamarca – com o gol contra do adversário. O lance grotesco foi protagonizado pela defesa, Simon Poulsen cabeceou errado e a bola bateu nas costas de Agger, tomando direção oposta do goleiro. Não posso esquecer a outra sarrafada que o “belo” zagueiro Agger fez. Ele deu uma furada digna ao troféu Mustela do Fantástico. Com um toque de bola melhor que o adversário, a Holanda dominou o jogo. A Dinamarca não esboçou nenhuma reação e acabou tomando o segundo gol, marcado por Kuyt.
Por ser o primeiro jogo das equipes na Copa, elas não arriscaram muito – me decepcionando. Creio que, com a volta de Arjen Robben, a Holanda pode melhorar. Já a Dinamarca... O técnico Morten Olsen vai ter trabalho para ajustar a equipe. E depender de Bendtner para fazer gol, é melhor colocar um cone.

JAP 1X0 CMR
por Joubertt Telles


Quem imaginou que os leões indomáveis iriam massacrar a frágil seleção japonesa, se enganou. Os samurais dominaram a partida e com o gol marcado por Honda decretou a placar do jogo. Com baixo nível técnico, a partida chegou a dar sono. Muita correria por ambas as partes que não resultaram em nada.   
Acho que isso não aconteceu somente comigo, mas outras pessoas também se decepcionaram com a seleção de Camarões. Com Samuel Eto’o apagado no jogo, eles não tiveram muita oportunidade de igualar o placar. No fim da partida fizeram uma pressão, mas não adiantou em nada. Parabéns ao Japão que, quando teve sua oportunidade, guardou a Jabulani dentro da rede adversária. A equipe quebrou um tabu de nunca ter vencido seu jogo inaugural.
Agora, essas duas seleções precisam treinar mais se almejam ir para a segunda fase. Se a bola não chegar ao Eto’o nem adianta jogar. As equipes africanas pecam no quesito equipe, elas só tem um jogador de destaque e, se ele não for bem, o time não vai. O Japão – para mim – também possui só um “craque” (jogador mediano), é o meio-campista Nakamura. Sabe bater na bola, tem bons passes, mas ele sozinho não faz chover!
A segunda rodada promete!!!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da sua análise, meu brother. Esse time do Japão é totalmente limitado tecnicamente, mesmo com o Nakamura estando mal fisicamente (ele já não é o mesmo, tanto que deixou a Europa e voltou pra J-League), concordo contigo que nesse time aí ele tem que jogar. Camarões foi ridículo. A Dinamarca ficou muito aquém do que mostrou antes da Copa, mas ainda tem boas chances. Deixei a Holanda por último porque é uma escola de futebol que gosto muito, uma das poucas que ainda joga pra frente, e o fato de ter ganho só quando o time estava no 4-3-3 deve fazer o técnico voltar a escalar seu time com essa formação, treinada desde as escolinhas de base do país até os profissionais da Eredivise. Quer coisa mais chata que 4-5-1, 5-4-1, etc? Parabéns brother , vou vir aqui ler seus comentários sempre que possível!

    ResponderExcluir
  3. PAra mim ... O melhor joogo da copa . ate aqui .. q ja Vi ... Dinamarca 2 x 1 Camarões ... Bom Jogo ..

    ResponderExcluir