GRUPO F

CLASSIFICADOS:
1º PARAGUAI (5 pts), 2º ESLOVÁQUIA (4 pts)

1ª rodada:
14/06 | 15h30 | ITÁLIA 1x1 PARAGUAI
15/06 | 8h30 | NOVA ZELÂNDIA 1x1 ESLOVÁQUIA
2ª rodada:
20/06 | 8h30 | ESLOVÁQUIA 0x2 PARAGUAI
20/06 | 11h | ITÁLIA 1x1 NOVA ZELÂNDIA
3ª rodada:
24/06 | 11h | ESLOVÁQUIA 3x2 ITÁLIA
24/06 | 11h | PARAGUAI 0x0 NOVA ZELÂNDIA

TERCEIRA RODADA

EVQ 3X2 ITA
 Por Joubertt Telles
 
A reação de Iaquinta (9) resume o que foi o jogo para a Itália. Foto: Getty Images (via Fifa.com)

Quem imaginaria a Itália fora da Copa? Nem os mais pessimistas poderiam acreditar neste feito. As bolsas de apostas devem estar assustadas com o resultado da partida. Sorte daquele que, para ganhar sozinho, apostou na menos favorecida Eslováquia.
A zebra deu as caras novamente nesta competição, tirando mais uma campeã (campeã não, tetracampeã) do mundo. Jogando com o regulamento debaixo do braço, a Itália tomou um passeio da zebra, Eslováquia, em Joanesburgo. Com direito do empate, a Azzurra jogou mal e, a Eslováquia, que tinha chances remotas, foi para cima sem dó. Logo que, aos 28 do primeiro tempo, abriu o placar com Vittek.
Na etapa complementar, a seleção do leste europeu não se intimidou e foi para cima, assim ampliou o marcador, aos 28 do segundo tempo, com o artilheiro Vittek. Marcello Lippi resolveu colocar o craque do time para jogar, então Pirlo entrou na partida para dar movimentação ao time. A alteração deu resultado. Aos 36 minutos, Di Natale aproveitou o rebote de Mucha, e diminuiu para os italianos, no Ellis Park.
Nos minutos finais do jogo, a Itália pressionou a Eslováquia, mas não conseguia igualar o placar. Até que, aos 44, depois de um lateral, Kopunek saiu na cara do gol e não perdoou o goleiro Marchetti, 3 a 1. No finalzinho, aos 46, Quagliarella ainda diminui, mas não adiantou. Vitória da Eslováquia, e a zebra tomou conta da Copa.
Agora, tenho que assumir meu erro. Escrevi no primeiro post que esse era o grupo da baba, e que, Itália e Paraguai passariam, ledo engano. Queimei a língua novamente, que coisa!!! Com total merecimento, Paraguai e Eslováquia mereciam a vaga. Parabéns a essas duas seleções porque elas, realmente, deram valor à Copa do Mundo.


PAR 0X0 NZL
Por Joubertt Telles
O placar do outro jogo do grupo não saiu do 0 a 0. Foto: Reuters (via globoesporte.com)


Em um jogo morno, Paraguai e Nova Zelândia empataram em Polokwane. Sem muitas chances, as duas seleções brigaram, mas não chegaram ao gol. O Paraguai não fez esforço, até porque, com empate já estava classificado. Entretanto, a Nova Zelândia, teria que buscar o resultado positivo se quisesse um lugar ao sol, mas não teve sucesso.
Invictos na competição, com três empates, os neozelandeses deram adeus ao mundial, mas com muito orgulho e de cabeça erguida. Não apresentaram um futebol vistoso – nem a Itália fez isso –, mas um país que não tem tradição nesse esporte, sair da competição sem derrota, é uma vitória. Parabéns à Nova Zelândia.
Os paraguaios estão felizes da vida. Chegaram, novamente, a uma oitavas de final com merecimento. Em 1998, tiveram a infelicidade de serem eliminados com um gol de ouro marcado pela França. Agora, eles têm a chance de reverter esse trauma. Seu adversário na próxima fase, na minha singela opinião, Dinamarca ou Japão não oferecem perigo algum.
Parabéns aos classificados. Tirando a Copa de 2006, para avançar na competição, somente jogando bem, tendo vontade. Até as oitavas!!!


SEGUNDA RODADA:
EVQ 0X2 PAR
Por Joubertt Telles


Sem tomar conhecimento do adversário, o Paraguai foi para cima da Eslováquia e conseguiu o que queria: a vitória. A seleção do leste europeu, por sua vez, ficou com gosto amargo depois de mais uma decepção. Além de ter tomado o empate no finalzinho do primeiro jogo; na segunda partida nem sequer teve organização para chegar ao gol.
Como a seleção paraguaia não tinha nada a ver com o problema da Eslováquia, ela partiu para cima e não tomou conhecimento. Aos 28 do primeiro tempo, Lucas Barrios deu um lindo toque para Vera, que saiu na cara do gol e não perdoou o arqueiro Mucha, 1x0 Paraguai.
O jogo não ganhava emoção e sem grandes chances para ambas as partes, assim, começava a dar um leve sono; até porque a partida começou as 8h30, num domingo, haja disposição! Nenhum dos times tomava atitude ofensiva e continuou assim até o final do primeiro tempo.
No segundo tempo, a monotonia vinha à tona, jogo chato, alguns lances sem perigo... E foi assim até que, aos 41 da etapa final, os paraguaios Da Silva e Cardozo atrapalharam um ao outro na área adversária. Parecia que o lance seria perdido, mas Da Silva conseguiu rolar a bola para Riveros, que ajeitou para a perna esquerda e chutou sem chances para o goleiro eslovaco, 2x0.
O Paraguai está muito perto de ir para as oitavas, precisa de, no mínimo, um empate contra a Nova Zelândia para garantir o acesso. Já a Eslováquia necessita ganhar da Itália para sonhar com a outra vaga.  

ITA 1X1 NZL
Por Joubertt Telles

Já estou ficando cansado desse futebol apresentado na Copa do Mundo. Parece que as seleções não querem jogar; querem ganhar o caneco sem fazer força, isso é impossível. Novamente com um futebol sofrível, a Itália com a Nova Zelândia, no Mbombela Stadium, em Nelspruit.
Quando a fase não é boa, tudo conspira contra e, a seleção italiana que o diga. Aos sete do primeiro tempo, Smeltz, em posição irregular, abriu o placar para os neozelandeses. Não adiantou a reclamação do impedimento, o juizão, Carlos Batres, validou o gol.
Tentando empatar, a Itália foi para cima (sem criatividade) e conseguiu um pênalti a favor. Aos 28 da etapa inicial, De Rossi invadiu a área adversária e foi derrubado. O bonecão de Olinda, Iaquinta, cobrou com categoria e fez a alegria de seus torcedores, 1x1 no placar. Ficou nisso até o fim do primeiro tempo.
Na segunda etapa da partida, a situação era a mesma: jogo chato. Com o passar do tempo, os italianos tentaram furar a barreira dos neozelandeses mas não teve sucesso. Fizeram pressão sem organização, e sabemos que isso não dá certo; foi o que aconteceu. Final do jogo: 1x1.
Se a Itália não tomar vergonha na cara, nem se classifica. Mas sabemos que ela sempre joga desta maneira, e quando vemos, está na final e ganhando título. A Nova Zelândia, essa sim, é uma surpresa, tendo uma participação que está diferente do esperado. Eu pensava que ela seria saco de pancadas, mas estava enganado.
 

PRIMEIRA RODADA:
ITA 1X1 PAR
Por Joubertt Telles




 Gilardino (11) disputa a bola com Alcaráz, autor do gol paraguaio. Foto: Getty Images (via Fifa.com)

Esse é o verdadeiro grupo da baba, porque Itália e Paraguai não vão fazer muita força para irem adiante na Copa. Nova Zelândia e Eslováquia serão, apenas, meros coadjuvantes, ou saco de pancadas mesmo!
No jogo de abertura do grupo F, Itália e Paraguai não apresentaram um exemplo de futebol arte. Sabemos que a equipe sul-americana não tem esse poder de jogo envolvente, com isso as atenções estavam voltadas para a tetra campeã do mundo. Novamente, me enganei. A Squadra Azzurra decepcionou seus fãs com o futebol apresentado, com aquelas velhos chuveirinhos na área, que nada adiantou.
O Paraguai, que não tinha a ver com isso, foi tomando gosto pela partida e, aos 39 minutos do primeiro tempo, a Itália provou do próprio veneno. Falta cobrada para a área da “melhor defesa do mundo”, Alcaráz cabeceou sem chances para Buffon, gol da seleção paraguaia.
De tanto explorar os cruzamentos, a Azzurra conseguiu o que queria. Aos 17 do segundo tempo, De Rossi escorou no segundo pau o cruzamento de Pepe, e empatou a partida. A Itália pressionou, mas não conseguiu empurrar a Jabulani para dentro da rede.
Partidinha muito sem graça. Creio que as outras partidas serão melhores de se ver. Agora só resta esperar as cenas dos próximos capítulos.



NZL 1X1 EVQ
Por Joubertt Telles

 Reid (sem camisa) vibra com o gol de empate aos 47 do segundo tempo. Foto: Getty Images (via Fifa.com)


Imagina que seu time está ganhando a partida até os 47 minutos do segundo tempo, quando, por questões de segundo, toma o empate e termina o jogo. Pois bem, foi isso que aconteceu com a Nova Zelândia no jogo contra a Eslováquia.
Na verdade foi uma pelada, mas ganhou emoções no final. O empate parece que foi injusto, entretanto não foi bem assim. Quem conseguiu ver a partida inteira, viu que o gol da seleção do leste europeu foi irregular. Em impedimento, Vittek completou o cruzamento e cabeceou a bola para o fundo da rede aos cinco minutos do primeiro tempo.
Sem apresentar grandes emoções, o tempo foi passando e nada de gol ou lance perigoso. Mas que, no finalzinho da partida, eis que surge o imprevisto. Para variar a jogada do gol, outro cruzamento, mas agora a favor do time da Oceania. Smeltz cruzou para área e Reid completou para o gol. Assim o Deus do futebol decretou o castigo para a Eslováquia pelo gol irregular.
Eu só tenho um pedido para essas seleções: “Por favor, joguem melhor. Estou cansado de ver jogo ruim!!!” Por ora é isso. Até mais pessoal.

2 comentários:

  1. Este é o único grupo do qual não vi nada dos jogos, só os melhores momentos mesmo. Parecem ter sido duas peladas feias e chatas. Uma pena a Eslováquia ter dado esse vacilo aí. O time deles vinha jogando num nível aceitável, classificou facilmente pra Copa, achei que poderia até bater a Itália. Na Nova Zelândia não consigo ver qualidade nenhuma e nem me simpatizo com eles. O Paraguai dessa vez tem um ataque de bom nível, mas uma defesa meia-boca (ah que saudade dos tempos do Chilavert; Arce-Gamarra-Ayala-Sarabia !!!). Mas vou torcer. A Itália todo mundo já conhece, é isso aí mesmo, começa jogando muito mal e empatando, classifica em segundo, depois segue jogando mal e vai dando um jeito de vencer nos jogos eliminatórios. Melhor que a matem logo, antes que acorde, e pelo bem do futebol mundial. Porque ver essa escola feia e contrária ao futebol-arte ganhar duas copas em seguida seria um caos.

    ResponderExcluir
  2. Grande Rafael! Essa defesa paraguia dá saudades mesmo, ninguém passava!!! Quando teremos outro defesa solida dessa?

    ResponderExcluir